Fábrica de Figurinhas
Nesta atividade, os alunos relacionarão imagens de meios de transporte aos seus nomes.
Roteiro para o educador
Objetivos:
- Reconhecer e identificar diferentes meios de transporte.
- Desenvolver habilidades de correspondência entre imagens e palavras.
- Enriquecer o vocabulário relacionado a meios de transporte.
Materiais Necessários:
- Acesso ao jogo "Fábrica de Figurinhas".
- Cartões ou fichas com imagens de meios de transporte.
- Cartões ou fichas com os nomes dos meios de transporte escritos.
Duração da Atividade:
- Aproximadamente 30 a 45 minutos, dependendo do ritmo da turma.
1. Introdução (5 minutos):
- Apresente o objetivo da atividade aos alunos: conhecer e relacionar diferentes meios de transporte aos seus nomes.
2. Apresentação dos Meios de Transporte (10 minutos):
- Mostre aos alunos cartões ou fichas com imagens de meios de transporte, como carros, bicicletas, aviões, navios, etc.
- Peça aos alunos para identificarem e nomearem os meios de transporte em voz alta.
3. Introdução aos Nomes dos Meios de Transporte (5 minutos):
- Apresente cartões ou fichas com os nomes dos meios de transporte escritos (por exemplo, "carro", "bicicleta", "avião", etc.).
- Leia os nomes dos meios de transporte em voz alta e peça aos alunos para repetirem.
4. Jogo "Fábrica de Figurinhas" (15 minutos):
- Inicie o jogo "Fábrica de Figurinhas" e selecione um meio de transporte para começar.
- Peça a um aluno para arrastar a imagem do meio de transporte até o nome correspondente no jogo.
- Continue com outros meios de transporte, permitindo que diferentes alunos participem.
5. Discussão (5 minutos):
- Após a conclusão do jogo, promova uma discussão em sala de aula.
- Pergunte aos alunos quais meios de transporte eles aprenderam e como se sentiram ao relacionar as imagens aos nomes.
6. Atividade Adicional (5 minutos, opcional):
- Se houver tempo, os alunos podem criar seus próprios cartões com imagens de meios de transporte e nomes escritos.
- Eles podem trocar esses cartões entre si e repetir o processo de correspondência.
7. Encerramento (5 minutos):
- Encerre a atividade reforçando o reconhecimento dos meios de transporte e a associação entre imagens e palavras.
- Agradeça aos alunos por participarem e destaque a importância do aprendizado lúdico e interativo.
Esta atividade combina aprendizado lúdico com o reconhecimento de meios de transporte e a associação entre imagens e palavras. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula positivo e encorajador para que os alunos se divirtam enquanto aprendem.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
micaela
muito legal
Jordana Martinelli
que legal