Decifrando Símbolos
Nestas atividades, os alunos deverão fazer a correspondência entre algarismos romanos e indo-arábicos, informar as horas de acordo com relógios antigos e formar algarismos romanos a partir de algarismos indo-arábicos.
Roteiro para o educador
Objetivo da aula:
- Desenvolver o entendimento de algarismos romanos e indo-arábicos.
- Explorar a história dos sistemas de numeração e medição de tempo.
- Praticar a correspondência entre algarismos romanos e indo-arábicos.
Etapa 1: Introdução (5 minutos):
- Apresentação da atividade "Decifrando Símbolos" e seus objetivos.
- Contextualização histórica sobre o uso de algarismos romanos e sistemas de medição de tempo antigos.
Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):
- Apresentação dos materiais que serão utilizados na aula, como cartões com algarismos romanos e indo-arábicos, relógios antigos, etc.
Etapa 3: Instruções (5 minutos):
- Explicação das regras do jogo e das três atividades envolvidas: correspondência entre algarismos, leitura de relógios antigos e conversão de algarismos.
Etapa 4: Atividade 1 - Correspondência de Algarismos (15 minutos):
- Os alunos recebem cartões com algarismos romanos e indo-arábicos misturados.
- Eles devem fazer a correspondência correta, formando pares de algarismos equivalentes.
Etapa 5: Atividade 2 - Relógios Antigos (15 minutos):
- Apresentação de relógios antigos com marcadores em algarismos romanos.
- Os alunos devem identificar e informar as horas corretas de acordo com esses relógios.
Etapa 6: Atividade 3 - Conversão de Algarismos (15 minutos):
- Os alunos recebem algarismos indo-arábicos e devem formar os equivalentes em algarismos romanos.
- Isso pode ser feito através de cartões ou de forma escrita no quadro.
Etapa 7: Discussão e Revisão (5 minutos):
- Discussão em grupo sobre os sistemas de numeração e medição de tempo antigos e como eles diferem dos modernos.
- Revisão dos pares de algarismos correspondentes.
Etapa 8: Reflexão (5 minutos):
- Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "Por que os algarismos romanos ainda são usados hoje em dia?".
- Discussão sobre a importância de compreender diferentes sistemas de numeração.
Etapa 9: Encerramento (5 minutos):
- Recapitulação dos principais pontos da aula.
- Estímulo para que os alunos continuem explorando a história dos sistemas de numeração e medição de tempo.
Reflexão (5 minutos):
- Tempo dedicado à reflexão e discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre algarismos romanos, sistemas de numeração e medição de tempo antigos, e como isso se relaciona com a história.
Aplicativos relacionados
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
Miguel Azeredo Vignoli
não gostei desse jogo
d
]
]
arthur ubeda de souza
eu gostei
Maria Clara da Silva
ameiiiii
Beatriz Fernanda Silva
não gostei
Maria Clara da Silva
um pouco chato
Geovana Vitória de Souza Lopes
chato
Aluno Divina 5 Ano
lollll
Amei!!!!
Hellen da Silva Azeredo de Barcelos
e irado esse jogo
Brincando de Aprender
Esse jogo não entendi nada, até porque a professora não explica como a gente vai saber as respostas.!
Brincando de Aprender
Bom, eu não gostei porque não aprendi nada com isso