Brincando com os Números

Os alunos deverão clicar na quantidade de objetos para representar os números de 1 a 10.

Roteiro para o educador

Objetivo da aula:

  • Introduzir os números de 1 a 10 e associá-los à sua representação visual por meio de objetos.
  • Desenvolver a habilidade das crianças em contar e identificar quantidades.

Duração total da aula: 60 minutos

Etapa 1: Introdução (10 minutos):

  • Apresentação da atividade "Brincando com os Números" e seus objetivos.
  • Discussão sobre a importância de entender os números e contar objetos.

Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):

  • Apresentação de objetos ou imagens de objetos que representam quantidades de 1 a 10.

Etapa 3: Instruções (5 minutos):

  • Explicação das regras do jogo e como os alunos irão clicar na quantidade correta de objetos para representar os números.

Etapa 4: Atividade - Brincando com os Números (30 minutos):

  • Os alunos praticam a contagem de objetos e associam cada número de 1 a 10 à quantidade correspondente.
  • Eles fazem isso interativamente.

Etapa 5: Discussão e Revisão (5 minutos):

  • Discussão em grupo sobre como eles contaram os objetos e associaram os números às quantidades.
  • Revisão dos números de 1 a 10.

Etapa 6: Reflexão (5 minutos):

  • Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "Por que é importante saber contar?".
  • Discussão sobre como a contagem é uma habilidade útil em várias situações cotidianas.

Etapa 7: Atividade Adicional (5 minutos):

  • Realização de uma atividade adicional relacionada ao tema dos números, como contar objetos na sala de aula.

Etapa 8: Encerramento (5 minutos):

  • Recapitulação dos principais pontos da aula.
  • Estímulo para que os alunos continuem explorando e praticando o reconhecimento numérico e a contagem.

Esta atividade "Brincando com os Números" tem como objetivo introduzir os números de 1 a 10 de forma lúdica, ajudando as crianças a associar números à sua representação visual por meio de objetos, além de desenvolver suas habilidades de contagem e identificação de quantidades.


Deixe seu comentário

jailsa 19 de setembro de 2018 16:31

jailsa

Bem criativo, desenvolve o raciocínio do aluno brincando.

CAMILA E SANDRY HELLEN 19 de agosto de 2015 14:20

CAMILA E SANDRY HELLEN

ESSE JOGOS SAO MUIIIITO LEGAL NOS AMAAAAMOOOO!!!!

soraya 08 de dezembro de 2014 12:33

soraya

Adorei esse objeto de aprendizagem, pois é bastante diversificado cada parte... as imagens são ótimas promovendo, posteriormente discussões sobre etnia, jogos, etc. amei... parabéns