Tangram
Construir diversos tangrans a partir das formas geométricas disponibilizadas para cada figura.
Roteiro para o educador
Objetivo da aula:
- Introduzir o conceito de tangram e suas peças geométricas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em construir diversas figuras a partir das peças do tangram.
Duração total da aula:
60 minutos
Etapa 1: Introdução (10 minutos):
- Apresentação da atividade "Tangram" e seus objetivos.
- Discussão sobre o que é um tangram e como suas peças geométricas podem ser usadas para criar diversas figuras.
Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):
- Apresentação das peças geométricas do tangram.
Etapa 3: Instruções (5 minutos):
- Explicação das regras do jogo e como os alunos irão construir diversas figuras usando as peças do tangram.
Etapa 4: Atividade - Construção de Tangrams (30 minutos):
- Os alunos praticam a construção de diversas figuras a partir das peças do tangram.
- Eles podem fazer isso interativamente.
Etapa 5: Discussão e Revisão (5 minutos):
- Discussão em grupo sobre as figuras que eles construíram e os desafios encontrados.
- Revisão das formas geométricas e conceitos relacionados ao tangram.
Etapa 6: Reflexão (5 minutos):
- Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "O que vocês aprenderam com o tangram?".
- Discussão sobre como o tangram é uma ferramenta matemática interessante.
Etapa 7: Atividade Adicional (5 minutos):
- Realização de uma atividade adicional relacionada ao tema das formas geométricas, como criar figuras com recortes de papel.
Etapa 8: Encerramento (5 minutos):
- Recapitulação dos principais pontos da aula.
- Estímulo para que os alunos continuem explorando e praticando conceitos matemáticos de forma criativa com o tangram.
Esta atividade "Tangram" tem como objetivo introduzir o tangram como uma ferramenta matemática divertida e desafiadora, ajudando os alunos a desenvolverem suas habilidades de resolução de problemas e compreensão de formas geométricas.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
Matheus Felipe Esteves Gonçalves
SOU FODA PORRRRAAAA
Ana Licia Carlos Gomes
mais ou menos
Henrique Benedetti
Muito louco
Thaissa França Ferreira Soares
É muito difícil! Não gostei. :(
Solano Machado Domingues
:) Legal
Ana Luiza Perez Trevisani
Eu Amei Jogar o tangran
gabriel
nossa que irado adorei na minha aula e em casa
fernando olivera
mt legal,que top
maria eduarda
muito legal
Bruna Alexandra Vieira Branquinho
que jogos legais vou jogar todos os dias lllleeeeggggaaaaallll