Funções Recíprocas
Nesta atividade, os alunos poderão construir os gráficos de diversas Funções Recíprocas, variando parâmetros específicos da sua lei de formação e, observar a relação entre esses parâmetros e o seu respectivo gráfico.
ROTEIRO PARA O EDUCADOR
Objetivo da Aula
- Compreender o conceito de funções recíprocas, construir gráficos variando os parâmetros e observar a relação entre esses parâmetros e a forma dos gráficos.
Duração da Aula
- Aproximadamente 90 minutos (1h30m).
Etapa 1: Introdução (10 minutos)
- Apresentação do objetivo da atividade.
- Breve revisão sobre funções recíprocas e seus principais elementos.
Etapa 2: Demonstração do Aplicativo (15 minutos)
- Mostrar aos alunos como acessar e usar o aplicativo "Funções Recíprocas".
- Demonstrar como inserir parâmetros nas funções recíprocas e criar gráficos.
Etapa 3: Instruções (5 minutos)
- Explicar as instruções para a atividade prática.
- Formar grupos e atribuir tarefas aos alunos.
Etapa 4: Atividade de Construção de Gráficos (40 minutos)
- Permitir que os grupos escolham diferentes parâmetros para construir gráficos de funções recíprocas.
- Observação e registro das mudanças nos gráficos à medida que os parâmetros variam.
Etapa 5: Discussão e Análise (15 minutos)
- Conduzir uma discussão em sala de aula sobre as observações dos alunos.
- Peça aos grupos que compartilhem seus gráficos e expliquem as relações identificadas entre parâmetros e gráficos.
Etapa 6: Avaliação (5 minutos)
Pergunta de avaliação, como:
- O que vocês aprenderam sobre funções recíprocas nesta atividade?
Etapa 7: Reflexão (5 minutos)
- Dê tempo para os alunos refletirem sobre as aprendizagens da aula e compartilharem insights.
Etapa 8: Encerramento (5 minutos)
- Destaque a importância da compreensão de funções recíprocas na matemática e na vida cotidiana.
- Incentive os alunos a explorarem mais sobre funções recíprocas e seus usos.
Conclusão
Este roteiro de aula oferece uma visão detalhada das etapas e da duração estimada para cada uma delas. Certifique-se de ajustar o tempo conforme necessário e garantir que a aula seja envolvente e educativa para os alunos.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade