Fábrica de Figurinhas

Nesta atividade, os alunos relacionarão imagens de meios de transporte aos seus nomes.

Roteiro para o educador

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar diferentes meios de transporte.
  • Desenvolver habilidades de correspondência entre imagens e palavras.
  • Enriquecer o vocabulário relacionado a meios de transporte.

Materiais Necessários:

  • Acesso ao jogo "Fábrica de Figurinhas".
  • Cartões ou fichas com imagens de meios de transporte.
  • Cartões ou fichas com os nomes dos meios de transporte escritos.

Duração da Atividade:

  • Aproximadamente 30 a 45 minutos, dependendo do ritmo da turma.

1. Introdução (5 minutos):

  • Apresente o objetivo da atividade aos alunos: conhecer e relacionar diferentes meios de transporte aos seus nomes.

2. Apresentação dos Meios de Transporte (10 minutos):

  • Mostre aos alunos cartões ou fichas com imagens de meios de transporte, como carros, bicicletas, aviões, navios, etc.
  • Peça aos alunos para identificarem e nomearem os meios de transporte em voz alta.

3. Introdução aos Nomes dos Meios de Transporte (5 minutos):

  • Apresente cartões ou fichas com os nomes dos meios de transporte escritos (por exemplo, "carro", "bicicleta", "avião", etc.).
  • Leia os nomes dos meios de transporte em voz alta e peça aos alunos para repetirem.

4. Jogo "Fábrica de Figurinhas" (15 minutos):

  • Inicie o jogo "Fábrica de Figurinhas" e selecione um meio de transporte para começar.
  • Peça a um aluno para arrastar a imagem do meio de transporte até o nome correspondente no jogo.
  • Continue com outros meios de transporte, permitindo que diferentes alunos participem.

5. Discussão (5 minutos):

  • Após a conclusão do jogo, promova uma discussão em sala de aula.
  • Pergunte aos alunos quais meios de transporte eles aprenderam e como se sentiram ao relacionar as imagens aos nomes.

6. Atividade Adicional (5 minutos, opcional):

  • Se houver tempo, os alunos podem criar seus próprios cartões com imagens de meios de transporte e nomes escritos.
  • Eles podem trocar esses cartões entre si e repetir o processo de correspondência.

7. Encerramento (5 minutos):

  • Encerre a atividade reforçando o reconhecimento dos meios de transporte e a associação entre imagens e palavras.
  • Agradeça aos alunos por participarem e destaque a importância do aprendizado lúdico e interativo.

Esta atividade combina aprendizado lúdico com o reconhecimento de meios de transporte e a associação entre imagens e palavras. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula positivo e encorajador para que os alunos se divirtam enquanto aprendem.


Deixe seu comentário

micaela 16 de agosto de 2016 16:17

micaela

muito legal

Jordana Martinelli 14 de agosto de 2015 07:50

Jordana Martinelli

que legal