Decifrando Símbolos

Nestas atividades, os alunos deverão fazer a correspondência entre algarismos romanos e indo-arábicos, informar as horas de acordo com relógios antigos e formar algarismos romanos a partir de algarismos indo-arábicos.

Roteiro para o educador

Objetivo da aula:

  • Desenvolver o entendimento de algarismos romanos e indo-arábicos.
  • Explorar a história dos sistemas de numeração e medição de tempo.
  • Praticar a correspondência entre algarismos romanos e indo-arábicos.

Etapa 1: Introdução (5 minutos):

  • Apresentação da atividade "Decifrando Símbolos" e seus objetivos.
  • Contextualização histórica sobre o uso de algarismos romanos e sistemas de medição de tempo antigos.

Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):

  • Apresentação dos materiais que serão utilizados na aula, como cartões com algarismos romanos e indo-arábicos, relógios antigos, etc.

Etapa 3: Instruções (5 minutos):

  • Explicação das regras do jogo e das três atividades envolvidas: correspondência entre algarismos, leitura de relógios antigos e conversão de algarismos.

Etapa 4: Atividade 1 - Correspondência de Algarismos (15 minutos):

  • Os alunos recebem cartões com algarismos romanos e indo-arábicos misturados.
  • Eles devem fazer a correspondência correta, formando pares de algarismos equivalentes.

Etapa 5: Atividade 2 - Relógios Antigos (15 minutos):

  • Apresentação de relógios antigos com marcadores em algarismos romanos.
  • Os alunos devem identificar e informar as horas corretas de acordo com esses relógios.

Etapa 6: Atividade 3 - Conversão de Algarismos (15 minutos):

  • Os alunos recebem algarismos indo-arábicos e devem formar os equivalentes em algarismos romanos.
  • Isso pode ser feito através de cartões ou de forma escrita no quadro.

Etapa 7: Discussão e Revisão (5 minutos):

  • Discussão em grupo sobre os sistemas de numeração e medição de tempo antigos e como eles diferem dos modernos.
  • Revisão dos pares de algarismos correspondentes.

Etapa 8: Reflexão (5 minutos):

  • Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "Por que os algarismos romanos ainda são usados hoje em dia?".
  • Discussão sobre a importância de compreender diferentes sistemas de numeração.

Etapa 9: Encerramento (5 minutos):

  • Recapitulação dos principais pontos da aula.
  • Estímulo para que os alunos continuem explorando a história dos sistemas de numeração e medição de tempo.

Reflexão (5 minutos):

  • Tempo dedicado à reflexão e discussão sobre o que os alunos aprenderam sobre algarismos romanos, sistemas de numeração e medição de tempo antigos, e como isso se relaciona com a história.

Aplicativos relacionados

Deixe seu comentário

Miguel Azeredo Vignoli 22 de maio de 2019 09:07

Miguel Azeredo Vignoli

não gostei desse jogo

d

]

]

arthur ubeda de souza 08 de junho de 2018 07:26

arthur ubeda de souza

eu gostei

Maria Clara da Silva 16 de agosto de 2017 15:26

Maria Clara da Silva

ameiiiii

Beatriz Fernanda Silva 07 de julho de 2017 07:12

Beatriz Fernanda Silva

não gostei

Maria Clara da Silva 05 de junho de 2017 15:18

Maria Clara da Silva

um pouco chato

Geovana Vitória de Souza Lopes 14 de março de 2017 16:42

Geovana Vitória de Souza Lopes

chato

Aluno Divina 5 Ano 09 de novembro de 2016 06:24

Aluno Divina 5 Ano

lollll

Amei!!!!

Hellen da Silva Azeredo de Barcelos 06 de outubro de 2016 15:26

Hellen da Silva Azeredo de Barcelos

e irado esse jogo

Brincando de Aprender 06 de outubro de 2016 15:26

Brincando de Aprender

Esse jogo não entendi nada, até porque a professora não explica como a gente vai saber as respostas.!

Brincando de Aprender 06 de outubro de 2016 15:26

Brincando de Aprender

Bom, eu não gostei porque não aprendi nada com isso