A Transformação da Paisagem
Nesta atividade, os alunos deverão observar as diferenças existentes entre as paisagens apresentadas a fim de diferenciá-las.
Roteiro para educadores
Objetivo da aula:
- Compreender como as paisagens naturais e culturais podem ser transformadas ao longo do tempo.
- Identificar as principais causas e consequências das transformações na paisagem.
Duração total da aula:
60 minutos
Etapa 1: Introdução (10 minutos):
- Discussão sobre o que é uma paisagem e como ela pode ser composta por elementos naturais e culturais.
Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):
- Mostrar imagens ou exemplos de paisagens naturais e culturais para ilustrar a transformação da paisagem ao longo do tempo.
Etapa 3: Instruções (5 minutos):
- Explicação de como os alunos irão analisar e comparar diferentes paisagens.
Etapa 4: Atividade - Análise de Paisagens (20 minutos):
- Os alunos observam imagens de paisagens naturais e culturais em diferentes épocas (passado e presente) e registram as principais transformações que identificam.
- Eles podem discutir em grupos as causas e consequências das transformações.
Etapa 5: Discussão e Revisão (10 minutos):
- Discussão em sala de aula sobre as transformações identificadas e as razões por trás delas.
- Revisão das principais causas de transformação da paisagem, como urbanização, industrialização, desmatamento, entre outros.
Etapa 6: Atividade - Projetando o Futuro (5 minutos):
- Os alunos são convidados a pensar em como a paisagem pode ser transformada no futuro e o que eles podem fazer para contribuir positivamente.
Etapa 7: Encerramento (5 minutos):
- Recapitulação dos principais pontos da aula.
- Discussão sobre a importância de cuidar das paisagens naturais e culturais e do papel de cada um na preservação e conservação.
Esta atividade visa ajudar os alunos a compreenderem como as paisagens podem ser transformadas ao longo do tempo, destacando as causas e consequências dessas mudanças e promovendo a reflexão sobre a importância da preservação e conservação das paisagens naturais e culturais.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
FÁBIO VILHENA
Didático
Maria Clara da Silva
amei muito bom
Lorenzo Stole de Moura
JOGO OTIMOOOO
maria eduarda lopes dias
legalzinho
Amanda Silva De Oliveira
daora@#
Ana Mara
devia ser um pouco maior e com mais imagens mais é bom
Felipe Pereira Silva
nao sei se e bao
ivoneide neres Pinheiro Neres Pinheiro
Muito bom esse jogo
Jamili Quella Rodrigues
legal, mas demorado
sofia
adorei as discosbertas agora eu vou aprender muito mais sobre iso gostei do jogo e agora sei que vou aprender muito mais
e agradeso as minhas
as amigas por mi ajudar beijos sofia adorei