Como se formam os ventos
Aplicativo que demonstra como se formam os ventos, considerando as áreas ciclonais e anticiclonais, células atmosféricas, e circulação e formação de ventos em baixa altitude (ex.: áreas urbanas).
Roteiro para educadores
Objetivo da aula:
- Ensinar aos alunos sobre como os ventos são formados, considerando fatores como áreas ciclonais e anticiclonais, células atmosféricas e circulação em diferentes altitudes.
Duração total da aula:
60 minutos
Etapa 1: Introdução (10 minutos):
- Apresentação do aplicativo sobre a formação dos ventos e seus objetivos.
- Discussão sobre a importância dos ventos na geografia e na atmosfera.
Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):
- Apresentação do aplicativo e de seus recursos, incluindo os conceitos sobre a formação dos ventos.
Etapa 3: Instruções (5 minutos):
- Explicação de como os alunos irão utilizar o aplicativo para aprender sobre a formação dos ventos.
Etapa 4: Atividade - Explorando a Formação dos Ventos (30 minutos):
- Os alunos usam o aplicativo para aprender sobre a formação dos ventos, considerando áreas ciclonais e anticiclonais, células atmosféricas e circulação em diferentes altitudes.
Etapa 5: Discussão e Revisão (5 minutos):
- Discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam ao explorar a formação dos ventos no aplicativo.
- Revisão dos conceitos-chave relacionados à formação dos ventos.
Etapa 6: Reflexão (5 minutos):
- Perguntas abertas para estimular a reflexão, como "Por que é importante entender como os ventos são formados?".
- Discussão sobre como os ventos afetam o clima e as condições meteorológicas.
Etapa 7: Atividade Adicional (5 minutos):
- Realização de uma atividade prática, como a análise de mapas de ventos reais em diferentes partes do mundo.
Etapa 8: Encerramento (5 minutos):
- Recapitulação dos principais pontos da aula.
- Estímulo para que os alunos explorem mais sobre a formação dos ventos e sua importância na geografia e na meteorologia.
Esta atividade de uso do aplicativo sobre a formação dos ventos tem como objetivo ensinar aos alunos como os ventos são formados, considerando fatores como áreas ciclonais e anticiclonais, células atmosféricas e circulação em diferentes altitudes, promovendo a compreensão da importância dos ventos na geografia e na atmosfera.
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caio
e loco cachuera
afonsina maria
adorei a explicação