A Transformação da Paisagem
Nesta atividade, os alunos deverão observar as diferenças existentes entre as paisagens apresentadas a fim de diferenciá-las.
Roteiro para educadores
Objetivo da aula:
- Compreender como as paisagens naturais e culturais podem ser transformadas ao longo do tempo.
- Identificar as principais causas e consequências das transformações na paisagem.
Duração total da aula:
60 minutos
Etapa 1: Introdução (10 minutos):
- Discussão sobre o que é uma paisagem e como ela pode ser composta por elementos naturais e culturais.
Etapa 2: Apresentação do Material (5 minutos):
- Mostrar imagens ou exemplos de paisagens naturais e culturais para ilustrar a transformação da paisagem ao longo do tempo.
Etapa 3: Instruções (5 minutos):
- Explicação de como os alunos irão analisar e comparar diferentes paisagens.
Etapa 4: Atividade - Análise de Paisagens (20 minutos):
- Os alunos observam imagens de paisagens naturais e culturais em diferentes épocas (passado e presente) e registram as principais transformações que identificam.
- Eles podem discutir em grupos as causas e consequências das transformações.
Etapa 5: Discussão e Revisão (10 minutos):
- Discussão em sala de aula sobre as transformações identificadas e as razões por trás delas.
- Revisão das principais causas de transformação da paisagem, como urbanização, industrialização, desmatamento, entre outros.
Etapa 6: Atividade - Projetando o Futuro (5 minutos):
- Os alunos são convidados a pensar em como a paisagem pode ser transformada no futuro e o que eles podem fazer para contribuir positivamente.
Etapa 7: Encerramento (5 minutos):
- Recapitulação dos principais pontos da aula.
- Discussão sobre a importância de cuidar das paisagens naturais e culturais e do papel de cada um na preservação e conservação.
Esta atividade visa ajudar os alunos a compreenderem como as paisagens podem ser transformadas ao longo do tempo, destacando as causas e consequências dessas mudanças e promovendo a reflexão sobre a importância da preservação e conservação das paisagens naturais e culturais.
Deixe seu comentário
©2011-2023 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
FÁBIO VILHENA
Didático
Maria Clara da Silva
amei muito bom
Lorenzo Stole de Moura
JOGO OTIMOOOO
maria eduarda lopes dias
legalzinho
Amanda Silva De Oliveira
daora@#
Ana Mara
devia ser um pouco maior e com mais imagens mais é bom
Felipe Pereira Silva
nao sei se e bao
ivoneide neres Pinheiro Neres Pinheiro
Muito bom esse jogo
Jamili Quella Rodrigues
legal, mas demorado
Pedro Henrique Bernardes de Lima
Cnec PGTU MUINTO TOP o jogo