A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2
Apresenta sobre como é composto os discursos do filósofos sofistas. Mostra como os filósofos convenciam os seus ouvintes, porém que estes discursos não necessariamente tinham caráter ético. Traz o exemplo dos discursos de Adolf Hitler.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Compreender como os filósofos sofistas construíam seus discursos e persuadiam seus ouvintes.
- Analisar o dilema ético em torno da persuasão sofista.
- Refletir sobre o poder dos discursos e o exemplo histórico de Adolf Hitler.
Materiais Necessários:
- Acesso ao jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2".
- Quadro ou tela para apresentação.
- Recursos audiovisuais para ilustrar discursos de Adolf Hitler (opcional).
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Apresente o tema da aula: os discursos dos filósofos sofistas, seu poder persuasivo e a questão ética envolvida.
- Explique a importância da retórica na Grécia Antiga.
2. Discursos dos Sofistas (15 minutos):
- Explore como os filósofos sofistas construíam seus discursos, usando técnicas retóricas para persuadir seus ouvintes.
- Destaque que a persuasão nem sempre tinha um caráter ético ou moral.
3. Dilema Ético (15 minutos):
- Aborde o dilema ético em torno da persuasão sofista: até que ponto é aceitável usar técnicas persuasivas para convencer os outros, mesmo que o conteúdo do discurso seja questionável em termos éticos?
- Promova uma discussão em sala de aula sobre essa questão.
4. Exemplo de Adolf Hitler (15 minutos):
- Apresente o exemplo histórico de Adolf Hitler e seus discursos durante o período nazista.
- Analise como Hitler usou técnicas de persuasão para influenciar massas e os aspectos éticos desses discursos.
5. Jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2" (15 minutos):
- Inicie o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2", que explora a construção dos discursos sofistas e os dilemas éticos associados.
- À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os conceitos e dilemas apresentados.
6. Discussão e Reflexão (10 minutos):
- Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos compartilhem suas reflexões sobre os discursos dos sofistas, a ética da persuasão e o exemplo de Adolf Hitler.
- Incentive-os a refletir sobre a responsabilidade dos oradores ao usar técnicas persuasivas.
7. Atividade de Debate (10 minutos):
- Divida a turma em grupos e peça a cada grupo para debater sobre o seguinte tópico: "A persuasão sem ética é aceitável em situações políticas e sociais?"
- Promova um debate entre os grupos e incentive-os a apresentar argumentos sólidos.
8. Encerramento (5 minutos):
- Recapitule os principais pontos da aula.
- Destaque a importância de compreender a retórica, a persuasão e a ética na formação do cidadão.
Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Paideia e a formação do cidadão - Parte 2" como uma ferramenta educativa para explorar os discursos dos filósofos sofistas, o dilema ético da persuasão e o exemplo histórico de Adolf Hitler. Ele promove a discussão crítica sobre o poder dos discursos e as responsabilidades dos oradores. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para participar ativamente da discussão e do debate.
Aplicativos relacionados
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade