A teoria política Aristotélica - Parte 2
Apresenta a teoria política que o filósofo Aristóteles defendia de que o Estado deve diferenciar os cidadãos de acordo com os seus níveis sociais. Mostra que com essa teoria os pobres teriam acesso facilitado para mais recursos.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Compreender a teoria política de Aristóteles, com foco na diferenciação de cidadãos de acordo com seus níveis sociais.
- Analisar como Aristóteles argumentava que essa diferenciação poderia beneficiar os mais pobres.
- Refletir sobre a relevância dessas ideias na política contemporânea.
Materiais Necessários:
- Acesso ao jogo "A teoria política Aristotélica - Parte 2".
- Quadro ou tela para apresentação.
Duração da Aula:
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Apresente o tema da aula: a teoria política de Aristóteles e sua visão sobre a diferenciação dos cidadãos de acordo com seus níveis sociais.
- Explique a importância dessas ideias na filosofia política e na busca pela justiça social.
2. Contextualização Aristotélica (15 minutos):
- Contextualize os alunos sobre a visão geral da filosofia política de Aristóteles, destacando sua obra "A Política".
- Explore a ideia de que Aristóteles argumentava que a diferenciação social poderia ser benéfica para a sociedade.
3. Jogo "A Teoria Política Aristotélica - Parte 2" (25 minutos):
- Inicie o jogo "A teoria política Aristotélica - Parte 2", que explora a teoria política de Aristóteles e como ela se relaciona com a diferenciação cidadã.
- À medida que os alunos avançam no jogo, discuta os conceitos e dilemas apresentados.
4. Discussão e Reflexão (5 minutos):
- Após o jogo, conduza uma discussão em sala de aula para compartilhar as reflexões dos alunos sobre a teoria política de Aristóteles.
- Peça aos alunos para expressarem suas opiniões sobre como a diferenciação social pode ou não beneficiar os mais pobres.
5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):
- Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre como as ideias de Aristóteles sobre diferenciação social podem ser aplicadas ou não na política e na busca por justiça social atualmente.
6. Encerramento (5 minutos):
- Recapitule os principais pontos da aula.
- Destaque a importância da filosofia política na reflexão sobre a justiça social e nas discussões políticas contemporâneas.
Este roteiro de aula utiliza o jogo "A Teoria Política Aristotélica - Parte 2" como uma ferramenta educativa para apresentar as ideias de Aristóteles sobre a diferenciação cidadã e sua relação com a justiça social. Ele promove a discussão crítica sobre a relevância dessas ideias na política contemporânea. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e explorar conceitos filosóficos complexos.
Aplicativos relacionados
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade