A viagem de Fernão de Magalhães
Compreender as grandes navegações dos séculos XV E XVI.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Compreender o contexto histórico das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI.
- Explorar a viagem de Fernão de Magalhães como um exemplo significativo desse período.
- Analisar o impacto das Grandes Navegações na história global.
Materiais Necessários:
- Quadro ou tela para apresentação.
- Mapas, imagens e recursos audiovisuais relacionados às Grandes Navegações.
- Papel e canetas para atividades escritas.
Duração da Aula:
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Comece a aula contextualizando as Grandes Navegações, explicando sua importância histórica e os principais países envolvidos (Portugal, Espanha, etc.).
- Introduza Fernão de Magalhães como um explorador importante desse período.
2. Contextualização Histórica (15 minutos):
- Utilize mapas e imagens para mostrar as rotas e descobertas das Grandes Navegações.
- Explique como o comércio, a expansão territorial e a busca por novas rotas para as Índias desempenharam um papel fundamental nesse contexto.
3. A Viagem de Fernão de Magalhães (15 minutos):
- Apresente detalhes da viagem de Fernão de Magalhães, incluindo seu objetivo de encontrar uma rota para as Ilhas das Especiarias (atualmente conhecida como as Ilhas Molucas) e sua circum-navegação do globo.
- Destaque os desafios que ele enfrentou e as descobertas que fez durante sua expedição.
4. Atividade de Grupo (10 minutos):
- Divida a turma em grupos pequenos.
- Atribua a cada grupo uma parte específica da viagem de Fernão de Magalhães para pesquisar e apresentar aos colegas.
- Os grupos devem responder a perguntas-chave, como "Quais foram os resultados da viagem de Fernão de Magalhães?" e "Como essa viagem contribuiu para a compreensão do mundo na época?".
5. Discussão em Grupo (10 minutos):
- Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e discuta o que aprenderam.
- Incentive os alunos a fazerem conexões entre a viagem de Fernão de Magalhães e o contexto das Grandes Navegações.
6. Atividade de Reflexão (5 minutos):
- Peça aos alunos que reflitam por escrito sobre a importância das Grandes Navegações e como esses eventos moldaram a história mundial.
7. Encerramento (5 minutos):
- Recapitule os principais pontos da aula.
- Destaque a relevância das Grandes Navegações na expansão do conhecimento geográfico e na interconexão de culturas.
Este roteiro de aula proporciona uma compreensão sólida das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI, com foco na viagem de Fernão de Magalhães como um exemplo significativo desse período. Ele ajuda os alunos a analisar o impacto dessas navegações na história global, atendendo aos objetivos da BNCC para o Ensino Fundamental 2 em História. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam envolvidos e motivados a explorar o passado.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
juju de souja
kkkk
flávia
gostei mas ou menos
victor
kkkk muitoooo legal