Comércio Triangular

Conhecer o comércio triangular e considerar os aspectos históricos envolvidos nesta atividade.

Desenvolvido por: Centro Universitário Franciscano

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender o conceito de Comércio Triangular e seus aspectos históricos.
  • Analisar o impacto do Comércio Triangular na história e na sociedade.
  • Promover a reflexão crítica sobre questões relacionadas à escravidão e ao comércio de mercadorias no passado.

Materiais Necessários:

  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Mapas, imagens e recursos audiovisuais relacionados ao Comércio Triangular.
  • Papel e canetas para atividades escritas.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Comece a aula explicando o termo "Comércio Triangular" e o que ele representa na história.
  • Relate brevemente a importância desse comércio nas rotas marítimas entre a África, as Américas e a Europa durante os séculos XVI a XIX.

2. Contextualização Histórica (15 minutos):

  • Utilize mapas e imagens para mostrar as rotas comerciais do Comércio Triangular.
  • Explique como o comércio de escravos africanos, produtos agrícolas e manufaturados estava interligado nesse sistema.

3. Atividade de Grupo (15 minutos):

  • Divida a turma em grupos pequenos.
  • Atribua a cada grupo um aspecto específico do Comércio Triangular para pesquisar e apresentar (por exemplo, um grupo pode focar na África, outro nas Américas e outro na Europa).
  • Os grupos devem responder a perguntas-chave, como "Quais produtos eram comercializados em cada etapa?" e "Qual foi o impacto social desse comércio?".

4. Discussão em Grupo (10 minutos):

  • Peça que cada grupo apresente suas descobertas e discuta o que aprenderam.
  • Incentive os alunos a fazerem conexões entre as diferentes etapas do Comércio Triangular e seu impacto global.

5. Atividade de Reflexão (5 minutos):

  • Peça aos alunos que reflitam por escrito sobre como o Comércio Triangular influenciou a história e como isso se relaciona com questões de justiça e igualdade.

6. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Enfatize a importância de entender o passado para evitar a repetição de injustiças no presente.

Este roteiro de aula aborda o tema do Comércio Triangular de forma educativa e sensível, permitindo que os alunos compreendam os aspectos históricos e sociais envolvidos. Além disso, promove a reflexão crítica sobre questões relacionadas à escravidão e ao comércio de mercadorias no passado, atendendo aos objetivos da BNCC para o Ensino Fundamental 2 em História. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam à vontade para discutir e refletir sobre esses tópicos sensíveis.


Deixe seu comentário

Amanda Schneider 22 de Fevereiro de 2018 10:22

Amanda Schneider

Oi! Comecei a jogar este jogo e parei. Não consegui continuar. Um sentimento forte de tristeza e indignação percorreu a minha espinha e se acomodou no meu coração :( Estou super chateada agora. Talvez seja uma simulação real demais para ser vista como jogo. Obrigada!

Rafael Vasconcelos Silva 28 de Setembro de 2015 14:32

Rafael Vasconcelos Silva

Marco-CE

Colégio Cenecista São Manoel

Muito bom esse joguinho!