Quebra-cabeça - Renascimento
Montar o quebra-cabeça, sendo que, ao encaixar corretamente algumas peças, comentários serão em relação à obra de arte. O aluno explorará a história de forma descontraída e divertida.
Roteiro para o educador
Objetivo da Aula:
- Compreender o período do Renascimento e suas principais características.
- Explorar obras de arte renascentistas e entender seu significado histórico e cultural.
- Promover a aprendizagem lúdica e o trabalho em equipe.
Materiais Necessários:
- Quebra-cabeça com imagens de obras de arte renascentistas e suas respectivas informações (pode ser em papel ou digital).
- Quadro ou tela para apresentação.
- Prêmios ou reconhecimentos simbólicos para os concluintes (opcional).
Duração da Aula:
- Aproximadamente 60 minutos.
1. Introdução (10 minutos):
- Explique o objetivo da aula: aprender sobre o Renascimento por meio da montagem de um quebra-cabeça com obras de arte.
- Apresente brevemente o Renascimento como um período histórico que enfatizava a valorização da arte, ciência e cultura.
2. Preparação do Jogo (15 minutos):
- Divida a turma em grupos pequenos.
- Distribua as peças do quebra-cabeça de forma aleatória.
3. Montagem do Quebra-cabeça (30 minutos):
- Inicie a montagem do quebra-cabeça.
- Quando os grupos encaixarem corretamente algumas peças, exiba comentários sobre as obras de arte renascentistas representadas nas peças montadas.
- Explique os detalhes e o contexto histórico de cada obra, destacando artistas renascentistas famosos.
4. Discussão e Reflexão (10 minutos):
- Após a montagem do quebra-cabeça, conduza uma discussão em sala de aula sobre as obras de arte e o período do Renascimento.
- Peça aos alunos para compartilharem o que aprenderam e como as obras refletem os ideais renascentistas.
5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):
- Peça aos alunos para escreverem brevemente sobre a importância da arte e da cultura durante o Renascimento e como esses valores continuam influentes hoje.
6. Encerramento (5 minutos):
- Parabenize os grupos que completaram o quebra-cabeça e agradeça a participação de todos.
- Enfatize a importância da aprendizagem lúdica e da exploração de obras de arte para compreender a história de forma mais envolvente.
Este roteiro de aula utiliza o jogo "Quebra-cabeça - Renascimento" como uma ferramenta educativa para ensinar sobre o Renascimento, suas características e obras de arte de forma descontraída e divertida. Ele atende aos objetivos da BNCC para o Ensino Fundamental 2 em História, promovendo o aprendizado ativo e a compreensão do contexto histórico e cultural do Renascimento. Certifique-se de adaptar as imagens do quebra-cabeça de acordo com o nível de conhecimento da turma e de manter um ambiente de sala de aula positivo e colaborativo.
Deixe seu comentário
Entre com sua conta CNEC Digital® ou conta do NOAS.
©2011-2024 Sistema de Ensino CNEC | Política de Privacidade
Lucas Ortega do Nascimento
gostei
RITA MARIA LIMA CAVALCANTI
Excelente, vou jogar nas aulas de arte abordando o Renascimento.
EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI
otimo
EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI
alana soares otimo
Giovana Ádila de Brito Oliveira
minha prova de amanhã é justamente sobre isso
Tania
Interessante, divertido e com certo desafio, gostei
Thais Livia Ribeiro Teixeira
Jogo perfeito!
Gabriel Pinto Minhos
Consegui. Muito bom o quebra-cabeça.
Ana Melissa Buarque de Carvalho Santos
Otimo aprendi muito
eu e minha prima estamos aqui em casa estudando
e esse jogo ajudou muito para a prova de segunda
Daniel Júlio Targino de Santana
legal d+