A viagem de Fernão de Magalhães

Compreender as grandes navegações dos séculos XV E XVI.

Desenvolvido por: Centro Universitário Franciscano

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender o contexto histórico das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI.
  • Explorar a viagem de Fernão de Magalhães como um exemplo significativo desse período.
  • Analisar o impacto das Grandes Navegações na história global.

Materiais Necessários:

  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Mapas, imagens e recursos audiovisuais relacionados às Grandes Navegações.
  • Papel e canetas para atividades escritas.

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Comece a aula contextualizando as Grandes Navegações, explicando sua importância histórica e os principais países envolvidos (Portugal, Espanha, etc.).
  • Introduza Fernão de Magalhães como um explorador importante desse período.

2. Contextualização Histórica (15 minutos):

  • Utilize mapas e imagens para mostrar as rotas e descobertas das Grandes Navegações.
  • Explique como o comércio, a expansão territorial e a busca por novas rotas para as Índias desempenharam um papel fundamental nesse contexto.

3. A Viagem de Fernão de Magalhães (15 minutos):

  • Apresente detalhes da viagem de Fernão de Magalhães, incluindo seu objetivo de encontrar uma rota para as Ilhas das Especiarias (atualmente conhecida como as Ilhas Molucas) e sua circum-navegação do globo.
  • Destaque os desafios que ele enfrentou e as descobertas que fez durante sua expedição.

4. Atividade de Grupo (10 minutos):

  • Divida a turma em grupos pequenos.
  • Atribua a cada grupo uma parte específica da viagem de Fernão de Magalhães para pesquisar e apresentar aos colegas.
  • Os grupos devem responder a perguntas-chave, como "Quais foram os resultados da viagem de Fernão de Magalhães?" e "Como essa viagem contribuiu para a compreensão do mundo na época?".

5. Discussão em Grupo (10 minutos):

  • Peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e discuta o que aprenderam.
  • Incentive os alunos a fazerem conexões entre a viagem de Fernão de Magalhães e o contexto das Grandes Navegações.

6. Atividade de Reflexão (5 minutos):

  • Peça aos alunos que reflitam por escrito sobre a importância das Grandes Navegações e como esses eventos moldaram a história mundial.

7. Encerramento (5 minutos):

  • Recapitule os principais pontos da aula.
  • Destaque a relevância das Grandes Navegações na expansão do conhecimento geográfico e na interconexão de culturas.

Este roteiro de aula proporciona uma compreensão sólida das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI, com foco na viagem de Fernão de Magalhães como um exemplo significativo desse período. Ele ajuda os alunos a analisar o impacto dessas navegações na história global, atendendo aos objetivos da BNCC para o Ensino Fundamental 2 em História. Certifique-se de criar um ambiente de sala de aula onde os alunos se sintam envolvidos e motivados a explorar o passado.


Deixe seu comentário

juju  de souja 13 de abril de 2016 07:14

juju de souja

kkkk

flávia 20 de março de 2015 09:45

flávia

gostei mas ou menos

victor 05 de junho de 2014 10:05

victor

kkkk muitoooo legal