Quebra-cabeça - Renascimento

Montar o quebra-cabeça, sendo que, ao encaixar corretamente algumas peças, comentários serão em relação à obra de arte. O aluno explorará a história de forma descontraída e divertida.

Roteiro para o educador

Objetivo da Aula:

  • Compreender o período do Renascimento e suas principais características.
  • Explorar obras de arte renascentistas e entender seu significado histórico e cultural.
  • Promover a aprendizagem lúdica e o trabalho em equipe.

Materiais Necessários:

  • Quebra-cabeça com imagens de obras de arte renascentistas e suas respectivas informações (pode ser em papel ou digital).
  • Quadro ou tela para apresentação.
  • Prêmios ou reconhecimentos simbólicos para os concluintes (opcional).

Duração da Aula:

  • Aproximadamente 60 minutos.

1. Introdução (10 minutos):

  • Explique o objetivo da aula: aprender sobre o Renascimento por meio da montagem de um quebra-cabeça com obras de arte.
  • Apresente brevemente o Renascimento como um período histórico que enfatizava a valorização da arte, ciência e cultura.

2. Preparação do Jogo (15 minutos):

  • Divida a turma em grupos pequenos.
  • Distribua as peças do quebra-cabeça de forma aleatória.

3. Montagem do Quebra-cabeça (30 minutos):

  • Inicie a montagem do quebra-cabeça.
  • Quando os grupos encaixarem corretamente algumas peças, exiba comentários sobre as obras de arte renascentistas representadas nas peças montadas.
  • Explique os detalhes e o contexto histórico de cada obra, destacando artistas renascentistas famosos.

4. Discussão e Reflexão (10 minutos):

  • Após a montagem do quebra-cabeça, conduza uma discussão em sala de aula sobre as obras de arte e o período do Renascimento.
  • Peça aos alunos para compartilharem o que aprenderam e como as obras refletem os ideais renascentistas.

5. Atividade de Reflexão Escrita (5 minutos):

  • Peça aos alunos para escreverem brevemente sobre a importância da arte e da cultura durante o Renascimento e como esses valores continuam influentes hoje.

6. Encerramento (5 minutos):

  • Parabenize os grupos que completaram o quebra-cabeça e agradeça a participação de todos.
  • Enfatize a importância da aprendizagem lúdica e da exploração de obras de arte para compreender a história de forma mais envolvente.

Este roteiro de aula utiliza o jogo "Quebra-cabeça - Renascimento" como uma ferramenta educativa para ensinar sobre o Renascimento, suas características e obras de arte de forma descontraída e divertida. Ele atende aos objetivos da BNCC para o Ensino Fundamental 2 em História, promovendo o aprendizado ativo e a compreensão do contexto histórico e cultural do Renascimento. Certifique-se de adaptar as imagens do quebra-cabeça de acordo com o nível de conhecimento da turma e de manter um ambiente de sala de aula positivo e colaborativo.


Deixe seu comentário

Lucas Ortega do Nascimento 05 de junho de 2018 07:04

Lucas Ortega do Nascimento

gostei

RITA MARIA LIMA CAVALCANTI 01 de dezembro de 2017 15:30

RITA MARIA LIMA CAVALCANTI

Excelente, vou jogar nas aulas de arte abordando o Renascimento.

EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI 28 de novembro de 2016 12:23

EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI

otimo

EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI 28 de novembro de 2016 12:23

EMEF CLAUDIA BARTOLOMAZI

alana soares otimo

Giovana Ádila de Brito Oliveira 09 de março de 2016 07:34

Giovana Ádila de Brito Oliveira

minha prova de amanhã é justamente sobre isso

Tania 03 de novembro de 2015 06:39

Tania

Interessante, divertido e com certo desafio, gostei

Thais Livia Ribeiro Teixeira 15 de outubro de 2015 08:08

Thais Livia Ribeiro Teixeira

Jogo perfeito!

Gabriel Pinto Minhos 06 de outubro de 2015 07:31

Gabriel Pinto Minhos

Consegui. Muito bom o quebra-cabeça.

Ana Melissa Buarque de Carvalho Santos 05 de outubro de 2015 09:18

Ana Melissa Buarque de Carvalho Santos

Otimo aprendi muito

eu e minha prima estamos aqui em casa estudando

e esse jogo ajudou muito para a prova de segunda

Daniel Júlio Targino de Santana 28 de setembro de 2015 14:32

Daniel Júlio Targino de Santana

legal d+